Ver Mensaje Individual
Antiguo 25 de noviembre de 2015, 23:57
Rapinto
Gran amigo del Foro
Guru de COBOL
Activista del Foro: Activista del Foro - Issue reason: ¡Gracias! Agradecimientos: Por muchos agradecimientos de parte de los Foreros - Issue reason: Por ayudar mucho a los foreros Guru de los Gurus: Por solidos y amplios conocimientos - Issue reason: Por saber demasiado! 
Última Actividad 29.01.2018 20:23
Posts Posts: 240
Likes enviados Enviados: 19
Likes recibidos Recibidos: 224

Pois desculpem o meu português ...

Eu iniciei num Gamma10 da HoneyWell Bull, com 4Kbytes (sim, 4Kbytes) de memoria, e com cartões perfurados de 80 colunas.
Fazia lá os salários, contabilidade, estatísticas da Urgência e stocks do maior hospital do Porto (ano 1976).
As gavetas de cartões levavam 3000 cartões e quando caíam ao chão, era o fim do mundo. Ordenar os 3000 cartões outra vez, demorava horas.

A programação era uma espécie de Assembler, cada instrução usava 6 bytes.
Por exemplo: Soma o endereço de memoria 10 ao endereço 20
Era codificado como : 161020 (16 era a soma).
Quanto aos IF THEN ELSE, era programado por hardware. Num painel, ligavam-se cabos elétricos para executar essa instrução.

Em seguida passei para um IBM System3, com 32 Kbytes de memoria e com um disco amovível de 2,5 (dois e meio) megabytes e cartões perfurados de 96 colunas.

Por isso, só me dá vontade de rir, quando hoje, numa máquina com 4 gigabytes de memoria, dizemos com naturalidade : ´se calhar necessita de mais memoria ...

Trabalho em Fujitsu Cobol desde o ano 2000 (comecei com a versão 5 do PowerCobol)
Utilizo agora na versão 9

Apesar de tudo, bons tempos ...

Un saludo a todos,
Rui Pinto

Já agora uma imagem do Gamma10 e uma impressora de linhas (300 linhas por minuto)
Rui
Imágenes Adjuntas

Rapinto is offline   Responder Con Cita