Ver Mensaje Individual
Antiguo 18 de marzo de 2016, 13:24
Eslopes
Creador de
PowerRustCOBOL
Guru de los Gurus: Por solidos y amplios conocimientos - Issue reason: Por ámplios conocimientos en la materia Concurso: Tercer puesto: Ganador/a del Tercer puesto en un concurso - Issue reason: Juego  Innovación: Por aportar innovaciones - Issue reason: Por aportar soluciones innovadoras 
Última Actividad 20.09.2026 13:24
Posts Posts: 357
Likes enviados Enviados: 29
Likes recibidos Recibidos: 157

Minha humilde opinião é que sistemas por demasiado complexos terminam por afundar em seu próprio peso, sendo abandonados em favor de novas e mais elegantes soluções. No meu entender as linguagens em uso atualmente, como Java e em menor escala o C# possuem frameworks cada vez mais complexos e pesados para suprir funcionalidades que não existiam quando estas linguagens foram projetadas. Java e programação funcional (lambda expression) não são muito amigáveis entre si. Uns remendos aqui e ali foram providenciados no Java 8, embora lambda expressions em Java sejam um syntactic sugar sobre classes anônimas que possuem acesso apenas aos final objects de um contexto, ou seja, não podem modificar o conteúdo recebido numa lambda expression.

O estilo funcional fez muita gente adotar outras linguagens (Lua, Clousure, Scala etc). Talvez por este motivo exato a própria Apple decidiu criar uma nova linguagem de programação(Swift), mas não um novo framework para Objective C.

Acho que o ponto de inflexão para uma nova linguagem de programação é quando o custo de desenvolvimento com uma tecnologia existente se torna proibitivo em termos de performance ou mesmo tempo em relação a soluções criadas em tornos dos avanços da engenharia de software.

Java virou legado. Está resistindo ainda, mas vai terminar jogando Xadrez com Cobol no mesmo asilo (enquanto troca as suas fraldas).

Saludos, Emerson
Eslopes is offline   Responder Con Cita